sexta-feira, 31 de julho de 2009

DIA DOS PAIS CRAFT


O dia dos pais está chegando, e sempre vejo que é dificil pra gente que adora criar alguma coisa, desenvolver algo para o universo masculino. Andei pensando e tive algumas idéias para quem está querendo um dia dos pais feito a mão.

Antes de mais nada, tenho algumas considerações. A gente adora um tecido fofo, delicado, uma fita cheia de frescurinha, cores e cores, bordados etc, mas acho que o segredo para as peças masculinas é ser simples.

Aposte em tecidos mais sóbrios e até mesmo mais encorpados. Na padronagem destes tecidos, vá de xadrez, listras, lisos ou alguma ilustração do mundo masculino ou que você sabe que seu pai gosta: coisas geométricas, algum bicho etc.

Você também pode fazer uma base mais neutra, e ousar em algum detalhe mais colorido: um acabamento, enfeite, pingente e por aí vai.


Foi bem difícil, conseguir fotos de peças com essa cara do universo masculino, então coloquei as que nós usamos para ilustrar as sugestões. O desafio criativo aqui, é transformar nosso colorido mundo de menina, num mundo de menino. :)
E o legal é que com esse exercício todo de criação, dá para pensar também em presentes pro namorado, amigos, irmãos etc.

Vamos lá!


Bandeja de tecido: Aproveitando a dica de PAP de um post passado, você pode fazer a bandeja e usar como organizador de controles remoto. A minha está sendo usada assim.
Outra sugestão é usar seus dotes culinários e montar um kit: guloseima e bandeja.


Seu pai gosta de receber os amigos ? Curte um drink ? Um café ? Chá ? Um jogo de porta copos vai super bem. Tem um PAP aqui com o porta copo da foto.


Com o drink rola um jogo de cartas ? Que tal um porta baralho ?

Aliás, no quesito MDF, tem várias opções: porta baralho, caixa para vinho, caixa para organizar a bagunça, colocar guloseimas numa caixa.


No Natal de 2008, fiz várias caixas de mdf rechedas de pão de mel artesanal para presentear. Foi um sucesso ! Faça um kit com geléias ou alguma conserva que seu pai goste. Ou um tempero aromatizado. Fiz um vidro de azeite com alho (que meu pai ama) para dar de presente, com um rótulo artesanal, que ficou bem legal.


Pai gourmet ? Que tal um avental personalizado como este acima ?


Avental tb vale para pais pintores junto com um estojo porta pincel ou pais jardineiros.

Jogo americano e avental para os pais churrasqueiros também é uma boa opção.

Quer fazer um para o seu pai igual a esse aqui ?

O PAP está aqui.


Pai vaidoso ? Faça uma necessaire legal e capriche no recheio com as linhas de cuidados masculinos à disposição no mercado. A Nívea tem uma linha maravilhosa. Já fiz um kit de barbear assim para o meu pai e meu tio. Eles amaram ! E olha que os dois são super simples e básicos. Tem um PAP aqui para você montar a sua.

Outra dica para pais vaidosos: sabonetes artesanais, espuma de barbear artesanal e mais várias coisas perfumadas deliciosas.


Só um mimo ? Vai de chaveiro. Esse pinguim é do meu namorado que é usuário convicto de Linux, que tem esse pinguim como símbolo.


Pai friorento? Cachecol, luva, crochê, tricô, soft, flanela....solte a imaginação. Não dá para aplicar florzinhas: aplique folhas, figuras geométricas, abstratas, faixas, crie !


Ele usa óculos ? Porta óculos para ele !



Pai esquecido ? Faça uma versão "for man" (rssss) dos Kits "Não Esquecer!" ou, do Kit Apagão, se ele fica sempre maluco procurando a vela quando acaba a luz.

Que tal um bloco de anotação artesanal ?



Um presente para emocionar ? Um livro artesanal ou um albúm de fotos artesanal, só com fotos bacanas de vocês dois, da familia etc.



Para os pais high techs, um porta notebook, e aí uma dica legal é usar neoprene ou algum tecido similar. Ou que tal um primo do nosso organizador de bolsa, para ele guardar e organizar a tralha eletrônica. Meu namorado vive me pedindo porta isso, porta aquilo para organizar as coisas dele. Fiz alguns organizadores que estão super em uso.

Quer um PAP de organizador de bolsa ? O da foto está aqui !


Outra dica, é montar uma daquelas bandejas que fica presas em cima da almofada, para ser usada como apoio de notebook, café, lanche. Aqui ensina a fazer essa da foto.


Se seu pai tel um hobby ? Estude como ele poderia organizar melhor as coisas dele, e faça um estojo, uma caixa organizadora: caixa de mdf de porta-jóias é ótima para guardar miudezas, só tirar o pauzinho de por anéis, senão fica estranho....rs.


Você faz bolsas ? Monta uma mochila pro seu pai levar as coisas para a academia ou para viajar.



O PAP desta mochila acima está aqui.

E que tal uma ecobag para pais ecologicamente corretos, como esta aqui deste PAP.

Ufa ! Esse post ficou enorme !!!!

Mas acredito que com tantas dicas, alguma delas vai te ajudar ou te inspirar a ter outras idéias.

Se tudo mais falhar, e você não conseguiu fazer nada ou comprar** nada craft pro seu pai, faça você mesmo uma embalagem bem bonita, vai ser a primeira coisa que ele vai ver quando ganhar o presente: seu carinho.


Se vc usar alguma dessas dicas ou tiver outras idéias boas, manda sua foto para um grupo que eu administro no Flickr. O link está aqui.

Este grupo fala de várias idéias e dicas e a
bri um tópico para falar desse assunto.


Bjs e até o próximo post !

Obs: ** Todas as fotos outros crafters que estão aqui, estão com o link deles, caso você queria entrar em contato.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu penso que, quando resolvemos fazer o presente, pensamos por horas naquela pessoa, no quanto ela é especial e assim cada peça feita é carregada de boas energias e muito amor.
Amei cada idéias. Parabéns pela iniciativa!!!

Silvana Maldonado disse...

o comentário acima é meu, desculpe!
Silvana Maldonado

Atelie no Capriccio disse...

Adorei as ideias...
Eu tambem mostrei algumas no meu blog...
Dia dos Pais é sempre especial, para mim mais ainda..
Bjusss